| Empresas se preparam para a Reforma Tributária Por Karen Semeone* A Systax vem realizando uma pesquisa com seus clientes visando identificar o grau de maturidade, conhecimento e preocupação com o tema da Reforma Tributária nas empresas. Inicialmente é possível identificar que, embora uma parcela das companhias ainda aguarda uma efetiva normatização que regulamente com maiores detalhes este novo sistema tributário, especialmente com a definição do percentual de IVA, outras grandes companhias já se preparam para este novo cenário que se aproxima.
Outro ponto relevante que se destaca é a identificação no mercado de trabalho de ofertas referente a posições que demandam conhecimento específico no assunto da Reforma Tributária, seja para realização de planejamentos, bem como para mudanças de comportamento, cultura da empresa, revisão de processos e qualificação da equipe.
Entender os possíveis impactos no negócio, desde cláusulas contratuais entre clientes e fornecedores, método de precificação de mercadorias e serviços, bem como tomada de crédito, fluxo de caixa e aquisição de profissionais, serviços e tecnologias para enfrentar alguns dos novos desafios impostos tornam-se assuntos que despontam e serão cruciais para os negócios empresariais possam continuar fluindo sem impactos significativos.
Fato é que as empresas estão preocupadas com o possível aumento de carga tributária que a Reforma pode impor ao seu negócio. Por isso é de extrema importância entender como essas mudanças influenciarão no dia a dia das empresas, de modo que a realização de um estudo, entendendo cenários e realizando cálculos. Esta é a melhor maneira para iniciar os ajustes necessários e não ser surpreendido.
Outro ponto de grande preocupação apontado por algumas empresas reside especialmente no período de transição, pois certamente haverá desafios e complexidades maiores do que o momento atual. É primordial contar com profissionais, parceiros e tecnologias que consigam atender esta nova demanda sem prejudicar o andamento dos negócios.
Por fim, se pensarmos que: i) os testes para CBS começam em 2026; ii) foram divulgados novos leiautes da NF-e, NFC-e e NFS-e adaptando estes documentos para os novos tributos (CBS, IBS e IS) e iii) estamos a pouco mais de 1 ano para o início dos testes, muito trabalho precisa ser feito, e rápido! Erros nos processos de emissão de notas fiscais poderão ser cruciais para o andamento saudável das atividades empresariais. Então, é possível concluir que muito há de ser feito em pouco tempo!
*Karen Semeone é Advogada Tributarista, especialista em Impostos Indiretos e Sênior Tax Manager na Systax. Pós-graduada em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito. É colunista, palestrante, instrutora de cursos e treinamentos na área tributária. Coautora da obra "Mulheres no Direito Vol. I O Poder de uma mentoria", pela Editora Leader.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.