quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Boletim informativo semanal 28/01/13 à 02/02/13

Por favor, não responda este email.
Para entrar em contato com a equipe Systax, escreva para:  comercial@systax.com.br
  Systax - Inteligência Fiscal Boletim informativo semanal 28/01/13 à 02/02/13  
  Siga a systax nas redes sociais Siga a Systax no Twitter Acompanhe as atualizações da Systax no Facebook Acesse o blog da Systax  
  Fórum SPED Fórum SPED  
 

O registro F525 da EFD-Contribuições, que trata do detalhamento da receita recebida pelo regime de caixa, passa a ser de escrituração obrigatória a partir de que data?

O registro F525 passa a ser de escrituração obrigatória a partir de abril de 2013 e tem por objetivo demonstrar a composição de todas as receitas recebidas pela pessoa jurídica no período da escrituração, sujeitas ou não ao pagamento da contribuição social, e relacionadas no registro F500.
São obrigadas a efetuar o preenchimento desse registro as pessoas jurídicas tributadas com base no lucro presumido e optantes pela apuração das contribuições sociais pelo regime de caixa.
O valor total da receita recebida no período será escriturado com base nos controles internos da pessoa jurídica e considerados na formação da base de cálculo mensal do PIS/Pasep e da COFINS. A demonstração da receita será efetuada com base em um dos códigos indicadores de receita recebidas constante do Campo “03”.
Caso a pessoa jurídica utilize outro critério de demonstração das receitas recebidas, deverá identificá-lo informando o indicador “99” no campo “03” e detalhando o outro critério no campo “10”.


Systax - Inteligência Fiscal Novidades da Systax

Auditoria Digital e Cruzamento do SPED e Obrigações Acessórias

Você está absolutamente seguro de que seus arquivos SPED não possuem incorreções e inconsistências?
As informações da EFD foram cruzadas com as NF-e e não há nenhuma divergência?
EFD e EFD Contribuições não possuem inconsistências entre si? E com a ECD, DACON, DIPJ? E com o SINTEGRA?
Se você não está totalmente seguro, podemos apoiá-lo neste desafio, com o FiscOnline, um serviço de auditoria online, que submete suas informações fiscais a um grande número de regras, baseadas em profundos conhecimentos tributários, contábeis, fiscais e legais, que permitem a verificação dos seus arquivos antes do envio para o Fisco.
De forma simples e rápida, você submete seu arquivo através do portal da Keeptrue e nós fazemos o diagnóstico, a qualificação, a validação e o cruzamento do dados do SPED e das demais obrigações acessórias, disponibilizando um relatório completo para você.
Realize seu trabalho com mais qualidade e segurança, gerando economia de tempo e dinheiro.
Para mais informações, entre em contato conosco e solicite uma demonstração sem compromisso!

Monitoramento da legislação tributária

Nesta semana, a base de legislação do Systax foi atualizada em 62.286 regras fiscais, dentre as quais:
- 47.739 são de ICMS
- 13.057 são de ICMS/ST
- 1.348 são de ICMS/Antecipação
A base de legislação atual é de 882.417 regras fiscais que, combinadas, chegam a 6.110.421 situações tributárias específicas!

FISCOSoft Últimas Notícias - FISCOSoft  
 

BA - ICMS - ECF, EFD e outros - Alterações
Foi alterado o RICMS/BA, para dispor sobre:
a) a possibilidade de a SEFAZ encaminhar o ECF para empresa credenciada, na hipótese de cessação de uso do ECF decorrente de cancelamento de ofício da autorização de uso;
b) a retificação dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital - EFD;
c) a emissão de comprovante de pagamento de operação ou prestação efetuado com cartão de crédito, com cartão de débito automático ou outro meio de pagamento semelhante, mediante o ECF.

Decreto Est. BA Nº14.295


ES - ICMS - MDF-e e NF-e - Emissão e obrigatoriedade - Alterações
Foi alterado o RICMS/ES, para tratar sobre:
a) a vedação de emissão de Manifesto de Carga, modelo 25 e da Capa de Lote Eletrônica - CL-e pelo estabelecimento emissor do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais - MDF-e;
b) a obrigatoriedade de utilização da NF-e a partir de 1º.01.2014, pelos contribuintes com atividades relacionadas com jornais, revistas, livros e outras publicações.

Decreto Est. ES Nº3.216-R


PI - ICMS - Denegação para emissão de NF-e - Contribuinte baixado, cancelado, suspenso e outros - Autorização
Foi autorizada a denegação para emissão de Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, destinada a contribuinte do Estado do Piauí que se encontre baixado, cancelado, suspenso, em processo de suspensão, ou em processo de baixa no Cadastro de Contribuintes do Estado do Piauí - CAGEP.
Essa medida deixará de ser aplicada a partir da data em que o contribuinte regularizar sua situação cadastral, nas hipóteses de cancelamento ou suspensão.

Portaria Sec. Faz. - PI Nº26



RR - ICMS - NF-e - Obrigatoriedade - Inaplicabilidade - Alterações
Foi alterada a Portaria nº 841/2012, que tratou sobre a obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, para dispor que essa obrigatoriedade não se aplica ao produtor rural pessoa física e ao Microempreendedor Individual - MEI, com efeitos desde 11.12.2012.

Portaria Sec. Faz. - Roraima Nº64



SC - ICMS - DIME, SIMCO, EFD e outros - Alterações
Foi alterado o RICMS/SC, de forma a tratar sobre:
a) a previsão de que em substituição ao encaminhamento da DIME não apresentada ou retificadora deve ser utilizada a Declaração de Débitos de ICMS Especiais;
b) a apresentação da Declaração de Débitos de ICMS Especiais;
c) a implantação do Sistema de Monitoramento de Combustíveis (SIMCO) pelo comércio varejista de combustíveis líquidos;
d) o prazo para a retificação dos arquivos da Escrituração Fiscal Digital - EFD, com efeitos desde 1º.01.2013.
Por fim, foram revogados dispositivos que dispunham sobre:
a) a utilização da Declaração de Informação do ICMS de Exercícios Encerrados - DIEE em substituição ao encaminhamento da DIME não apresentada ou retificativa;
b) a previsão de que os registros da EFD constituem-se da gravação, em meio digital, das informações contidas nos documentos emitidos ou recebidos, a qualquer título em meio físico ou digital, além de classificações e ajustes efetuados pelo próprio contribuinte e de outras informações de interesse fiscal.

Decreto Est. SC Nº1.358


Mais informações:
comercial@systax.com.br | (11) 3177-7700 | www.systax.com.br
espaçador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.